Ayurveda, a ciência da longa vida

Há muito a humanidade procura o elixir da longa vida, não sabendo que não há nada a ser procurar lá fora que não podemos encontrar em nós mesmos. Procuramos o tratamento de sintomas extrínsecos e esquecemos das causas intrínsecas. Vida estressante, tumultuada, amargura, ressentimentos guardados, podem muitas vezes desencadear um quadro clínico de enxaqueca, azia, pressão alta, diabetes, nódulos e entre outros... Assim sendo a Ayurveda, a qual seu nome é uma composição de duas palavras em sânscritos (ayur=vida, e veda= conhecimento ou ciência), propõe um caminho que leva a mudança de hábitos e longevidade com saúde. Visto que seus princípios não são direcionados apenas para a doença, mas levar as pessoas ao autoconhecimento culminando em seu equilíbrio, e consequentemente tornando a vida mais saudável.
A medicina Ayurvédica ,desenvolvida na Índia a cerca de 7 mil anos, faz parte de um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ela serviu para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. A Ayurvédica admite que a doença é iniciada muito antes de chegar à fase perceptível, e que antes disso ela pode ser identificada, por intermédio de pequenos desequilíbrios.
Os cinco elementos fundamentais
De acordo com a Ayurvédica os seres humanos são influenciados por cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra), por intermédio dos doshas, os quais se manifestam de maneira diferente e possui atributos e qualidades específicas, estas características são quem vai definir a personalidade, o metabolismo, a estrutura física e psíquica e toda a relação que a pessoa tem o mundo externo.

Os doshas podem ser divididos em:

Vata: regido por ar e éter
Pitta: regido por fogo e água
Kapha: regido por terra e água
Os Doshas fazem parte da nossa constituição
Todas as pessoas possuem os três doshas, porém em proporções diferentes. Ao nascer nossa constituição fica definida e os nossos doshas estão em equilíbrio, é o que chamamos de prakrti, porém enquanto vamos crescendo e levando uma vida com excessos tende-se a ter o desequilíbrio entre esses doshas, então um desses passa a ser dominante, é o que chamamos de vikrti, e isso é que desencadeia o surgimento e desenvolvimento de doenças físicas e psicológicas; desordens emocionais, desequilíbrio mental e disfunções fisiológicas.

O doshas são os norteadores da tratamento realizado pela medicina Ayurveda, é através das características do dosha dominante que cada pessoa é tratada individualmente. O processo curativo de Ayurveda envolve: Alimentação, Fitoterapia (uso de plantas medicinais), Massagem, Rotina Diária (Dinacharya), Yoga e Meditação.
Pessoas do dosha dominante Vata são magras com pouco desenvolvimento muscular e as articulações salientes que estralam e fazem ruídos. São imaginativas, inconstantes e ativas, sofrem de pele seca, apetite e sono irregulares, e constipação intestinal. Devem evitar assistir muita televisão ou navegar demais na internet, assim como ficar expostas a friagem e umidade. Deve praticar atividades que induzem a quietude, relaxamento e disciplina. Os alimentos dedicados para essas pessoas são: brotos de vegetais, beterraba, cenoura, pepino, cebolas e alho refogados, bananas e outros frutas bem doces, aveia, arroz e trigo. Por outro lado, devem evitar alimentos picantes, amargos e frios, açúcar, chá verde, tomate e arroz selvagem.

Para equilibrar Vata:

- Relaxamento;
- Medite duas vezes por dia para conectar-se com seu corpo;
- Utilize fragrâncias relaxantes;
- Beba chás com efeito relaxante;
- Faça três refeições ao dia com predominância dos sabores: doce, azedo e salgado.
- Estabeleça ações cotidianas com Ritmo e Rotina;
- Procure terminar todas as tarefas que houver iniciado.

Já pessoas do dosha Pitta possuem estrutura física mediana, não são muito resistentes ao sol, são inteligentes, articuladas e empreendedoras, ótimos oradores e têm necessidade de seguir disciplinadamente seu relógio biológico, principalmente os horários de repouso e refeições. Seus desejos e apetite sexual são fortes por natureza. Quando em desequilíbrio se torna crítico, irritável e agressivo. Seu melhor momento de lazer é quando está em contato com a natureza. Devem evitar alimentos salgados e picantes, além de café, para não aumentar o fogo digestivo, que é seu domínio. Deve-se consumir ghee, azeite, brotos e alimentos crus, além de cevada, aveia, trigo e arroz.

Para equilibrar Pitta:

- Suavidade, doçura;
- Procure estar em espaços abertos em contato com a natureza.
- Prefira sabores refrescantes- doces, amargos e adstringentes- em sua alimentação – e procure se alimentar com plena atenção;
- Medite duas vezes ao dia para acalmar a mente e relaxar o corpo;
- Utilize fragrâncias suaves no seu ambiente;
- Reserve um espaço no seu dia para cuidar de si mesmo;
- Procure se engajar em atividades físicas não competitivas;
- Permaneça tranqüilo e bem-humorado.

O Kapha determina pessoas com tendência à obesidade, pessoa de personalidade tranqüila, digestão muito lenta. São lentos e letárgicos ou difíceis de motivar. São propensos a dormir muito e excessivamente. Eles têm uma aparência e voz agradável. Aqueles com dosha kapha dominante não toleram ambientes úmidos. Deve evitar alimentos pesados, como massas, frituras e arroz. É aconselhável comer alimentos estimulantes, como gengibre, pimenta e especiarias e picles, além de alimentos crus, saladas e frutas.

Para equilibrar Kapha:

- Ideias revigorantes e estimulantes;
- Acorde ao nascer do sol, evitando permanecer muito tempo na cama;
- Crie situações de mudanças no seu cotidiano;
- Favoreça sabores fortes, picantes e adstringentes na sua alimentação;
-Seja espontâneo e tente fazer coisas novas.
- Utilize fragrâncias revigorantes no seu ambiente;
- Mantenha seu espaço sempre limpo e em ordem, desvencilhando-se daquilo que já não é necessário.
- Medite duas vezes ao dia para ter clareza em suas intenções e desejos;
- Faça automassagens vigorosas com óleo morno à base de ervas revigorantes no corpo inteiro antes de deitar, após o banho;
- Mantenha uma rotina diária de exercícios físicos fortes e estimulantes.
- Evite atividades repetitivas que conduzam à rotina e à apatia.

Querendo saber qual o seu dosha predominante a próxima postagem trata-se de um teste Ayurvédico. Ao fazê-lo você poderá se identificar melhor e se conhecer também, estabeleça programas na sua vida de uma forma consistente, lembre-se que somos o resultado daquilo que fazemos todos os dias. Transforme o ambiente e a sua vida adequando ao tipo único que você é! Segundo os Upanishads: “O desejo do homem gera a ação e como ele age, assim ele se tornará”.

Por: Rafaela Barreto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário