Resenha: Show Redescobrir Maria Rita

Show Redescobrir em Aracaju
Mal pude conter a ansiedade desde que soube que o show Redescobrir passaria por Aracaju, longo tratei de me programar para prestigiar o evento histórico, e um dos mais marcantes da minha geração na MPB. Enfrentei a tristeza por ele ser adiado, e a espera de 1 h e 20 min pelo começo do evento. 

Porém, foi só Maria Rita adentrar ao palco com toda a força e expressão cantando “ Imagem”, que todas as contrariedades desapareceram, e a certeza que aquela noite faria valer a pena todas elas veio a tona. 

Há anos que acompanho o trabalho da Maria, conhecendo todas as suas músicas e assistindo a dvds, porém ela soube me surpreender . Naquele palco seu talento tomou cor e relevo, interpretando as canções em tributo a pimentinha Elis Regina, mas de uma maneira bem pessoal que me cativou durante aquelas horas, fazendo valer a promessa dela de que daria tudo de si no palco... 

Show totalmente contextualizado, onde no decorrer de mais de 26 músicas Maria Rita soube povoá-las de episódios e parcerias de sua mãe, parcerias como: Cauby Peixoto, Tom Jobim, Chico Buarque, Rita Lee e outros. Milton Nascimento também foi lembrando com muito carinho e estima, e suas músicas também
cantadas com bastante paixão. Fui pensando que entraria em estado de apoteose com a música “Deitar e Rolar”, mas também a emoção tomou conta de mim com a intepretação de “Essa Mulher” e de em seguida “Se eu quiser falar com Deus”. Senti falta de muitas outras canções, mas tenho plena ciencia da dificuldade que é escolher aquelas canções diante do vasto e rico repertório de Elis, que tanto conta da nossa história... 

Ao bradar a música Redescobrir, tive a sensação de que num dèja vu voltei ao ano de 1980 presenciando Elis cantando essa canção no Caneção, época em que sequer havia nascido. E pude sim redescobrir Elis, redescobrir Maria Rita, redescobrir os momentos que não vivi nos shows de muitos de meus ídolos, e que sempre sinto a minha vida tão pouca sem tudo aquilo. Mas pude senti um pouco aquela emoção com a força da voz de Maria Rita, em Aracaju, naquela noite de 11 de outubro de 2012. Sair de lá com as mãos vermelhas e doloridas das palmas efusivas, a voz rouca, a alegria estampada e a certeza que ali voltaria , se tal e utópica oportunidade fosse oferecida...

Rafaela Barreto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Acredito não haver pessoa melhor pra descrever com tanta emoção o show, que infelizmente não tive o prazer de assitir.
    Ao ler o texto acima tentei imaginar o show e mesmo sem ter ido me emocionei com a riqueza de detalhes que a Rafaela expressou.
    Espero que exista outra oportunidade.E farei questão de ir com você Rafaela Barreto pois acredito que ninguém mais transmita tanta emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, obrigada pelo comentário tão gentil :) Espero também que juntas possamos desfrutar desses momentos em que a genuína Música Popular Brasileira é enaltecida. Quem sabe se o próximo não será o tão esperado show de Chico, hein?! :D

      Rafaela Barreto

      Excluir