A primeira geração inglesa do pós-guerra, com dinheiro no bolso, tratou logo de usar seus rendimentos para comprar as roupas mais recentes e discos americanos importados. Final dos anos 50, apesar de danos causados pela Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra possuía um desenvolvimento considerável. Boas ofertas de empregos e o não Alistamento Militar obrigatório forneciam liberdade e dinheiro aos jovens para esbanjarem da forma que lhes entendessem. É nesse cenário de ostentação e consumismo que surge na Inglaterra um grupo chamado Teddy Boys altamente influenciado pelo Rock n’ Roll americano, seu visual era caracterizado por cabelos com topetes, roupas da era Eduardiana, sapatos de sola alta, gravatas finas. Sabe-se também que foi um dos primeiros grupos a se tatuarem, além do mais a fama que se espalhavam deles pela sociedade era a sua má reputação, por conta do que a mídia publicava a respeito da violência e os tumultos por eles causados.
Teddy Boys |
Com todas as criticas e má fama declarada pela mídia os Teddy Boys acabam se fragmentando em: Ton Up Boys e os Coffee Bar Cats. Ton Up Boys eram sinônimo de motocicletas, machismo, roupas e botas de couro além de apreciar mais o Rock n’ Roll americano das origens do movimento. Com o aumento do grupo eles passaram a ser conhecidos com Rockers. (Aglutinação de nomes que revelavam a ligação deles com o ROCK e as corridas RACERS).
Coffee Bar Cats tinham um estilo totalmente alinhado aos paletós justos e as Scooters italianos. As garotas cortavam os cabelos bem curtos ou longos com franja, mini saia e botas com cano alto. Eles tinham uma mente mais aberta e acreditavam na igualdade entre homens e mulheres. Além de serem mais ligados ao Rock n’ Roll britânico e ao modern jazz. Um pouco mais tarde esse grupo torna-se conhecido como Mods (abreviação de Modernist).
Então começa a rivalidade travada por anos entre os Rockers e Mods. Enquanto os mods não gostavam dos rockers por considerá-los truculentos, machistas e antigos. Os rockers por sua vez pensavam nos mods como meninos de art school e com roupas afeminadas. O que no principio era rixa entre grupos por estilo de roupa passou a ser uma questão cultural e muito mais violenta. As brigas ocorriam onde as duas subculturas “dividiam” território ou quando se encontravam ou “planejavam” coincidentemente as mesmas coisas. Em sua maioria as disputas eram pelo controle da parte beira-mar Londrina durante o verão para fazerem seus encontros regados de muita anfetamina.
Mods e Rockers após briga na praia |
Episódios como “Batalha de Brighton” passou a ser retratado não só nas páginas dos jornais como também entrou no enredo dum filme. Estamos nos referindo ao Quadrophenia, que conta a história de Jimmy, um mod, ao som de The Who o filme retrata o estilo de vida daquela geração, sendo um dos filmes mais marcante a respeito da década de 60 da juventude britânica.
Veja o trailer do filme abaixo:
O rock britânico tal como o conhecemos não seria o mesmo sem bandas do movimento mod: The Who, The Small Faces, The Kinks, são boas especificações desse movimento.Os mods ainda curtiam muito música negra norte americana (soul, r&b) e jamaicana (ska). Já os rockers com suas jaquetas de couro preto adornadas com broches e correntes, e seus topetes, reverenciavam o Rock and Roll da década de 50, artistas americanos como: Elvis, Eddie Cochran e Gene Vincente (considerado ultrapassado pelos Mods) e seguiam o espírito de liberdade do motoqueiro norte-americano.
Acompanhem nos próximos vídeos as predileções de cada grupo. O primeiro refere-se a Elvis Presley com seu frenético Blue Suede Shoes e posteriormente The Who com o consagrado verdadeiro hino Mod, a canção My Generation.
Elvis com Blue Suedes Shoes
The Who com My Generation
E os Beatles?! Como eles se posicionaram dessa guerra de trincheiras?
O visual de seus ternos alinhando leva muita gente acreditar que eles eram Mods. Porém eles nunca se declaram totalmente de um lado. No filme “A Hard Days Night” em que uma repórter pergunta para Ringo: “Você é Rocker ou Mod?” ele diz: “Eu sou mocker”. Foi com essa postura híbrida de Mocker que os Beatles espertamente passaram pelos anos 60.
O visual de seus ternos alinhando leva muita gente acreditar que eles eram Mods. Porém eles nunca se declaram totalmente de um lado. No filme “A Hard Days Night” em que uma repórter pergunta para Ringo: “Você é Rocker ou Mod?” ele diz: “Eu sou mocker”. Foi com essa postura híbrida de Mocker que os Beatles espertamente passaram pelos anos 60.
Outra marca registrada dos grupos eram seus meios de transporte. Coincidentemente estava acontecendo o ápice da engenharia britânica da motocicleta, além de serem as motos naquela época o veículo mais acessível, sem falar que o transporte público encerrava relativamente cedo e os encontros dos grupos muito tarde, portanto, tanto pelo custo e quanto a necessidade de voltar para casa, as motocicletas tornaram-se popularizadas pela aquela juventude.
Os Rockers geralmente compravam motocicletas de fabricação padrão e modificavam-nas para parecer com bicicletas. Suas motos eram revestidas de couro pesado e decoradas com parafusos de metal, remendos, emblemas “às vezes um emblema do homem do gás de ESSO”, geralmente usavam um capacete clássico, óculos de proteção de aviador, e um lenço de seda branco (para se proteger).
Rocker se preparando para corrida |
Os Mods por sua vez tinham os scooters como meio de transporte, geralmente das marcas Lambretta ou Vespa, uma característica delas eram seus muitos espelhos, uma forma de zombar da lei que exigia pelo menos a instalação de um espelho em motocicletas.
Mod em sua lambreta com muitos retrovisores como forma de crítica |
Com o decorre de alguns anos, no final da década de 60, as subculturas foram perdendo destaque e entrando em declínio. Os mods se desdobraram: o pessoal mais intelectualizado acabou dando origem a algo mais psicodélico. Temos exemplo bandas como The Who e Pink Floyd que antes eram mods e depois deram origem ao psicodelismo. Já o pessoal mais violento conhecido como Hard Mods, foi deixando o cabelo mais curto e adotando botas e suspensórios como uniforme, para enfatizar a condição da classe trabalhadora, essa vertente terminou culminando nos primeiros skinheads.
Porém ainda no final da década de 70 um movimento chamado “Mod Revival” apareceu como tentativa de reviver a música e subcultura Mod. Temos como ícone do movimento a banda The Jam, do Paul Weller conhecido até hoje como pai do Mod Revival. O movimento foi forte, mas passageiro, e outra vez, foi deixado de lado desta vez pelo Punk Rock e New Wave.
Entretanto apesar do fracasso do Mod Revival, o cenário britpop dos anos 90 demonstrou fortes influências Mod em diversas bandas, tais como: Oasis, Blur e Ocean Colour Scene...
No contexto do cenário atual os estilos Mods e Rockers ainda exercem influência em muitos. Não são poucos os apaixonados por essas subculturas ao redor do mundo inteiro, inclusive no Brasil. Atualmente é comum que Rockers e Mods façam seus eventos e encontros juntos, não com a violência e a rixa do grupo de antes, porém sim com a salutar nostalgia dos velhos tempos.
Cartaz para o encontro amistoso entre The Mods e
The Rocker em memórias dos bons tempos |
Por: Rafaela Barreto
Adorei o tópico, muito interessante!!
ResponderExcluirbem legal !!!
ResponderExcluir